PHP version: 7.3.5
Fundada na cidade de Promissão em 1928, e registrada na Junta Comercial da cidade em 1929, a Casa Hirata nasce como loja de secos e molhados. Nessa época, a loja vendia desde grãos in natura e a granel, ou azeite “por litro”, até utensílios de uso doméstico e de trabalho na lavoura.
A grande maioria dos seus produtos era de origem artesanal. Nesse período, geralmente, os consumidores chegavam ao estabelecimento com uma lista, entregavam ao atendente, as compras eram empacotadas e, posteriormente, entregues. Era um pequeno espaço com grandes propósitos: atender bem e oferecer produtos de qualidade. Deste modo, trabalhando com excelência e sempre investindo em mercadorias diferenciadas, a Casa Hirata tornou-se um lugar no qual as pessoas confiavam, gostavam e, sobretudo, podiam encontrar o que buscavam, com o melhor preço e qualidade. Com espírito empreendedor, o Senhor Ticazo Hirata também atuou em outros ramos, como por exemplo, posto de gasolina e máquinas de beneficiamento de café. Aos poucos, o proprietário da Casa Hirata viu a necessidade de ampliação. Em 1949, a expansão do empreendimento aconteceu em Lins, com a estruturação de um armazém, com o nome de Casa Hirata, fundado por um filho do pioneiro, o Senhor Tino, e um sobrinho, Senhor Antonio. Nessa época, o modelo de negócio já adquiria a configuração de mercado de autoatendimento, como os atuais supermercados. Quando a cidade foi crescendo, foram feitos investimentos para a expansão.
Oitenta e nove anos de história é um tempo surpreendente para uma empresa. Atravessar décadas mantendo-se relevante, crescendo de modo progressivo e sustentável é um desafio e uma conquista a ser comemorada. Gradualmente, com o aumento da procura por mercadorias, a Casa Hirata verificou a necessidade de crescimento. E assim o fez. Cresceu, investiu, diversificou e ampliou o portfólio de produtos. Atualmente, a Casa Hirata conta com estrutura moderna, mix de produtos diferenciados e segmentados. O Supermercado trabalha com produtos de qualidade, selecionados e especializados, muitos de origem local ou próxima da cidade de Lins, incentivando assim a produção regional. A oferta de produtos japoneses é grande. O açougue diferencia-se por oferecer carnes sempre frescas e por ter profissionais competentes e treinados. A Rotisseria e a Padaria também são destaque. Com a produção própria de vários itens, a Casa Hirata investe em uma série de produtos que atendem às necessidades dos clientes. Maioneses, pães e bolos fazem parte desse mix.
Para Tânia Hirata, a gestão da empresa é inovadora. Sempre atenta às mudanças mercadológicas e ao comportamento do consumidor. Hoje, a Casa Hirata possui ampla linha de produtos sem glúten, diet, light, sem lactose e integrais.
Outro ponto fundamental é a constante expansão. Por exemplo, em 2016, a Casa Hirata finalizou a construção do novo depósito. Foi uma grande obra de infraestrutura, que gerou muitos empregos diretos e indiretos.
Segundo Marco A. Nunes Francisco (Marcão), Diretor Comercial da Casa Hirata, a realização dessa obra significou um passo concreto, rumo ao futuro dos negócios de forma sustentável, garantindo a expansão das operações do supermercado. O supermercado mais tradicional de Lins e região redige sua história com amor, responsabilidade, trabalho e honestidade. A administração da Casa Hirata conta com uma gestão profissionalizada.
A gestão Financeira, que é gerida pelo Diretor Administrativo/Financeiro, Sr. Gerson Perin, é extremamente transparente. Mais que a obrigação de informar, a administração deve cultivar o desejo de disponibilizar informações relevantes, e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. A adequada transparência resulta em um clima de confiança, tanto internamente quanto nas relações da empresa com terceiros.
A CASA HIRATA colabora com diversos projetos, como a Campanha Contra Diabetes, disponibiliza espaço para arrecadação de mantimentos para entidades e projetos assistenciais da cidade. Também apoia o projeto do guia turístico de Lins, Alvari Ramacini, responsável pelo Projeto Barbosinha. Alvari atua há muitos anos como guia turístico, responsável pelo programa “Roteiros Ecológicos Históricos & Poder Executivo de Lins”, transmitindo conceitos de valorização da história municipal e de conscientização ambiental, principalmente para as crianças. Como qualquer outro segmento, todos sentem os impactos da crise. Entretanto, através de uma gestão compromissada com o desenvolvimento sustentável e tomada de decisão baseadas em informações e análise de dados da conjuntura, o Supermercado, sempre busca tomar decisões pautadas por informações estratégicas. Isso garante a consistência das decisões. Projeções e análises facilitam todo processo decisório.
Um fato curioso, é que a fidelização de nossa clientela passa de geração para Geração. É o caso da Senhora Leny Osório Dias, com 72 anos, que faz compras no Supermercado há mais de 40 anos. Inclusive, existem bons Supermercados próximos a sua residência, mas ela faz questão de ir até a Casa Hirata. Dona Leny relata que gosta do ambiente, sente-se acolhida, encontra os produtos que deseja e confia na procedência das mercadorias. Essa tradição já passa para os filhos, que também são clientes assíduos do Supermercado. Os treinamentos são periódicos. Através de uma assessoria especializada em marketing, em períodos específicos, ocorrem treinamentos e orientações sobre a qualidade de atendimento, motivação no trabalho, postura profissional, pró-atividade, entre outros temas adequados para a qualificação profissional, da nossa equipe de funcionários. A Casa Hirata segue confiante e já prepara a celebração dos 90 anos, que acontecerá em 2019, com muita alegria. Um grande momento para uma organização que caminha há quase um século, na região de Lins.